Modelos Pedagógicos e Desenvolvimento Curricular
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2011/2012
Código: |
MPE10003 |
Sigla: |
MPDC |
Secção/Departamento: |
Ciências Sociais e Pedagogia |
Semestre/Trimestre: |
2º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
MPE |
1º |
5 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
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TC |
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OT/PL |
TPL |
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Tipologia de aulas |
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Responsável: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
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Corpo docente: |
Maria Manuela de Sousa Matos
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Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Nesta UC serão discutidos e problematizados os conceitos e práticas da profissionalidade do educador de infância, entendendo-o como um construtor e gestor do currículo em educação de infância, nomeadamente em educação pré-escolar, no que respeita à intervenção pedagógica junto de crianças, equipas, famílias e comunidade. Serão também objecto de análise, a organização e gestão do ambiente educativo (espaço, materiais e rotinas), das actividades e áreas de conteúdo e projectos curriculares, no que respeita aos diferentes modelos pedagógicos.
Competências a desenvolver
- Identifica e caracteriza o perfil do educador de infância, as suas competências e saberes profissionais, enquanto docente e profissional de relação pedagógica
- Reconhece o papel e a função do educador de infância, enquanto profissional responsável pela organização e gestão do ambiente educativo, de actividades e projectos curriculares, em estreita relação com as características específicas dos contextos educativos
- Mobiliza dados da literatura científica e técnica sobre modelos pedagógicos e desenvolvimento curricular na educação de infância
- Identifica e analisa as origens e os fundamentos da construção da profissão do educador, enquanto dinamizador de processos de participação e envolvimento de crianças, equipas e famílias
- Identifica diferentes modelos de intervenção pedagógica, operacionalizando-os nas suas componentes teóricas e práticas.
Programa
Modo de Avaliação