Modelos Pedagógicos e Desenvolvimento Curricular

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2011/2012

Código: MPE10003
Sigla: MPDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Corpo docente: Maria Manuela de Sousa Matos

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Nesta UC serão discutidos e problematizados os conceitos e práticas da profissionalidade do educador de infância, entendendo-o como um construtor e gestor do currículo em educação de infância, nomeadamente em educação pré-escolar, no que respeita à intervenção pedagógica junto de crianças, equipas, famílias e comunidade. Serão também objecto de análise, a organização e gestão do ambiente educativo (espaço, materiais e rotinas), das actividades e áreas de conteúdo e projectos curriculares, no que respeita aos diferentes modelos pedagógicos.

Competências a desenvolver

- Identifica e caracteriza o perfil do educador de infância, as suas competências e saberes profissionais, enquanto docente e profissional de relação pedagógica
- Reconhece o papel e a função do educador de infância, enquanto profissional responsável pela organização e gestão do ambiente educativo, de actividades e projectos curriculares, em estreita relação com as características específicas dos contextos educativos
- Mobiliza dados da literatura científica e técnica sobre modelos pedagógicos e desenvolvimento curricular na educação de infância
- Identifica e analisa as origens e os fundamentos da construção da profissão do educador, enquanto dinamizador de processos de participação e envolvimento de crianças, equipas e famílias
- Identifica diferentes modelos de intervenção pedagógica, operacionalizando-os nas suas componentes teóricas e práticas.

Programa


Modo de Avaliação

Página gerada em: 2024-05-14 às 01:15:40